No Topo da Lista: Youtubers e direitos autorais de Games!




Quem ai do mundo dos Games não lembra do Fez? E também quem não conhece seu controverso criador, Phil Fish?


 Qualquer semelhança com PC Siqueira é mera coincidência...

Desde sua exposição no documentário 'Indie Game: The Movie' o criador do game de sucesso Fez, teve sua cota de fama ao dar declarações polêmicas e comprar brigas com internautas, fora que o seu comportamento esdrúxulo pode ser visto por qualquer um no documentário. Nos últimos tempos este ser tem estado bem apagado do "hall da fama", mas eis que atualmente o mesmo levantou mais uma polêmica que custou sua conta do Twitter. Phil começou a questionar os famosos Youtubers de games, que usam imagens de Gameplay de jogos de terceiros para ganhar dinheiro com anúncios no Youtube.


“Se você ganha dinheiro ao colocar o meu conteúdo no seu canal, então você me deve dinheiro. Simples assim. Se você compra um filme, é autorizado a exibi-lo publicamente para as pessoas verem gratuitamente? Não, isso é ilegal“, - Phil Fish, via Twitter.



Claro que toda essa discussão e revolta na Net, surgiu quando se iniciou a notícia sobre o YouTuber PewDieDie que ganha cerca de US$ 4 milhões por ano com seus vídeos de gameplay e publicidade. Para Fish e muitos por ai, essas pessoas ganham dinheiro com material que não lhes pertencem, em termos de propriedade intelectual.


PewDieDie

“Existem sistemas para evitar isso. Mas você compra o ‘Fez’, coloca todo o seu conteúdo no YouTube, liga os ads, ganha dinheiro e isso é aceito. E os produtores não devem ser compensados pelo seu trabalho ser totalmente distribuído para o mundo. Pois é, faz muito sentido“ - Phil Fish, via Twitter.

Bom, sabemos que independentemente dos motivos, quando qualquer um esta recebendo milhões e fazendo um bom trabalho sempre tem aqueles que querem arrancar um pedaço desses milhões, quer melhor hora de expor essa vontade do que em meio a toda essa divulgação? Mesmo Phil sendo do jeito que é, ele realmente tocou na ferida e levantou uma boa questão para ser discutida...



Como consumidor devo dizer que o trabalho de YouTubers como o Zangado, me ajuda muito na hora de comprar um jogo, pois sabemos o quanto um titulo é caro, e nós como consumidores e cidadãos brasileiros precisamos estar atentos a todos os detalhes para fazer uma boa compra, afinal pagamos muitos impostos e ganhamos muito pouco em nosso pais, então qualquer ajuda é bem vinda. Sei que fazer um trabalho e deixar terceiros usarem como bem quiserem é algo difícil pra qualquer criador de conteúdo, mas nesse caso os gameplays estão ajudando a divulgar e vender o trabalho de uma forma ou de outra!

Qual a sua opinião? O Fish está completamente certo? Até onde essa discussão irá? Será esse o início de mudanças no mundo dos Youtubers?
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário